Calma! Calma! Nossa intenção não é ofender ninguém. Pelo contrário. Queremos unir forças, mostrar nosso potencial e a nossa cara.

O que me leva a escrever sobre o tema, é o desespero que nós profissionais de comunicação temos enfrentado ao longo destes últimos anos. E que desespero seria esse? Bom, o desespero da banalização da nossa profissão!

Hoje, a maior parte das empresas que visito querem ser vistas na internet: “quero bombar meu Facebook”. E aí, minha pergunta é sempre a mesma: “por quê?” e a resposta? “porque sim”. Pode parecer bizarro um empresário responder tão secamente, mas é com respostas assim que nós profissionais de comunicação temos nos deparado. O fato é que, os empresários desejam investir pouco (ou quase nada) e desejam obter 100% de retorno em suas ações de marketing. As empresas desejam contratar posts a preços injustos e não pensam na estratégia. E aí quando não obtém o resultado desejado, despedem a agência. Isso é bem comum hoje em dia!

A estratégia deve ser pensada e só quem pode fazer isso é um profissional de comunicação. Você deve conhecer minuciosamente o seu público, usar a seu favor as informações que tem na mão. E quem melhor para fazer essa avaliação? BINGO! O profissional de comunicação. Caso contrário, o empresário não atingirá o objetivo almejado e a chance de botar a culpa na agência é enorme!

Outra coisa que as agências se deparam também é com a banalização do profissional de criação. Com a chegada de novos recursos free como templates, sites prontos, qualquer um vira diretor de arte em um piscar de olhos. Costumo dizer aos meus clientes, que a área de criação não é uma “questão de gosto”, mas deve ser pautada e baseada em muitos anos de dedicação e de estudo. O que se tem hoje? FALTA DE ESTRATÉGIA PARA TUDO! Falta estratégia para criar, falta estratégia para pensar no cliente, falta estratégia para pensar na cor, na marca.

O resultado de tudo isso? Ações que não trazem resultados efetivos e o custo a médio e longo prazo pode ser maior do que se imagina.

É como você procurar um médico e você mesmo dar um diagnóstico! Pode ser perigoso, não? Agora, porque não procurar um profissional de comunicação capacitado para criar suas campanhas e recomendar as melhores estratégias para o seu negócio?

Pense nisso, o barato pode sair mais caro do que se imagina.

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