Um dos maiores desafios do marketing atualmente é engajar a audiência. São milhares de marcas disputando a atenção do público diariamente. E com a internet, intensificou o número de conteúdo disponibilizado, por isso, as empresas buscam maneiras para se diferenciar dos concorrentes e conquistar um espaço na mente e na vida do consumidor.

É nesse cenário que o podcast surge como uma boa opção de conteúdo para marcas e empresas se comunicarem com o seu público. O podcast vem conquistando os brasileiros nos últimos anos. Segundo pesquisa do Ibope, 40% dos 120 mi­lhões de internautas do país já escutaram um podcast. O Brasil também é o segundo maior mercado de podcasts do mundo, de acordo com o Spotify.

Na correria do dia a dia, as pessoas muitas vezes não têm tempo para ler tudo aquilo que gostariam, por isso, o podcast é consumido devido a sua facilidade. Basta estar conectado a um smarphone e você pode escutar um podcast em qualquer lugar: no trânsito, na academia, no trabalho, etc.

As empresas que estão mais atentas às tendências de consumo já aderiram ao podcast seja para fazer comunicação interna ou externa. É o caso da Nielsen Brasil (pesquisa de mercado), Mapfre (seguradora) e Novartis (farmacêutica).

 A boa notícia para pequenas e médias empresas é que essa nova mídia tem um baixo custo de produção, principalmente, quando comparado com os vídeos. O formato também é flexível e pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada cliente ou público.

O conteúdo do podcast costuma ser nichado, debatendo assuntos atuais de determinada área, seja política, social, econômica, cultural ou profissional. O tempo de duração varia de 1 hora ou mais para outros mais curtos com poucos minutos de duração. O mais importante é oferecer um conteúdo de qualidade que prenda a atenção do seu público.

Quer saber mais sobre como os podcasts podem ajudar no desenvolvimento e na comunicação da sua empresa? A mapp design e digital tem experiência no assunto e está pronta para te ajudar! Contato: (11) 99118-8607.

Deixe um comentário